Reserva de Emergência o que é?

o que é reserva de emergência

Porque a reserva de emergência é tão importante para nosso bem estar?

Ninguém está livre de um imprevisto, um acidente, um tratamento médico caro, uma batida de carro, ou mesmo perder o emprego, certo? Mas segundo uma pesquisa recente, cerca de 67% dos brasileiros, ou seja, 2/3 da população, não tem dinheiro guardado para nenhuma emergência…

Se algo inesperado acontecer? Quem não se planejou para um imprevisto com uma Reserva de Emergência, vai ter que realizar um empréstimo bancário, recorrer a parentes ou ter que vender algum bem ou se desfazer de algum investimento.

Não ter uma Reserva de Emergência custa caro! Como sabemos, os empréstimos bancários no Brasil possuem uma taxa de juros muito elevada.

Ter dinheiro guardado te permite, por exemplo, não precisar se endividar, ou não ter que se desfazer de um bem ou um investimento, caso precisa de dinheiro de uma hora para outra.

Quando temos que vender um bem ou nos desfazer de um investimento com muita pressa, numa emergência, provavelmente faremos um mau negócio!

O que chamamos de Reserva de Emergência, é o primeiro passo na organização de sua vida financeira pessoal e familiar, pois te dará segurança e tranquilidade de manter o seu padrão de vida, se ocorrer algum imprevisto.

Então, o conceito de Reserva de Emergência, nada mais é, do que ter algum dinheiro guardado em investimentos sem risco, como renda fixa por exemplo, para conseguir manter o seu padrão de vida por algum período, em caso de perda de renda ou de alguma despesa elevada  e inesperada como as que citamos acima.

Qual Deve Ser o Tamanho Da Reserva De Emergência?

Claro que vai variar de pessoa para pessoa, cada família tem necessidades diferentes e estão em momentos de vida diferentes.

Um padrão usado por especialistas, é que a sua reserva de emergência deve ser igual a 6 meses de suas despesas mensais, então se as suas despesas mensais forem de 5 mil reais por exemplo, você deve ter 30 mil reais guardados.

Como dissemos, 6 meses é um cálculo padrão, o correto é consultar um Planejador Financeiro, esse profissional vai analisar especificamente a sua realidade de vida, suas necessidades, seus custos fixos e variáveis e com base nisso, vai te orientar sobre o valor ideal para você ter como Reserva de Emergência.

Variáveis como, ter filhos pequenos, ou ser um profissional liberal, por exemplo, faz com que você tenha a necessidade de ter uma Reserva de Emergência maior do que os 6 meses tido como padrão, sendo sugerido algo próximo a 12 meses.

Por outro lado, um funcionário público que possua estabilidade, ou uma pessoa que tenha outras fontes de renda além do trabalho (como aluguéis) podem ter uma Reserva de Emergência menor, já que podem prever seus rendimentos com mais segurança.

Está gostando do conteúdo?

Agende Uma Reunião no botão abaixo e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos financeiros!

Onde Investir a Reserva De Emergência?

A Reserva de Emergência dever ser investida em um produto com liquidez imediata, rentabilidade diária e sem oscilação. Investimentos como fundos de Renda Fixa de liquidez diária, ou investimentos no Tesouro Selic, por exemplo, são boas opções.

Não coloque a sua Reserva de Emergência em ações ou fundos imobiliários, esses investimentos são voláteis e se acontecer um imprevisto, você pode ser obrigado a vender seus ativos em um período de baixa.

E não se esqueça, existem muitas opções de investimento sem risco e com a rentabilidade muito superior a poupança.

Cada vez mais existem opções de investimentos para qualquer tipo de investidor e para qualquer valor a ser investido.

Lembre-se que, se você não entende muito como o mundos dos investimentos funciona, ou não se sente seguro para começar a investir sozinho, não pense duas vezes em consultar um profissional para te ajudar nesse processo. O custo será muito pequeno perto da tranquilidade que você terá em saber que a sua Reserva de Emergência está segura e longe de riscos.

Picture of Tiago Piedade

Tiago Piedade

Tiago Piedade é investidor desde os 17 anos de idade, e desde 2006 atua no mercado financeiro como Consultor de Investimentos e Planejador Financeiro.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?