Nesse objetivo artigo, você aprenderá como organizar as suas finanças e montar um planejamento financeiro.
Moradia, Transporte e Alimentação
Você sabia, que 80% da renda das famílias brasileiras, é gasta com moradia, transporte e alimentação?
Sendo despesas tão expressivas no orçamento, é muito importante sabermos bem o quanto gastamos em cada uma delas.
Para isso, a primeira coisa a fazer é listar todos os seus gastos em moradia, transporte e alimentação.
Vou te ensinar o passo a passo para organizar suas finanças e ter maior controle financeiro.
Moradia
Os custos com moradia, representam em média, mais de um terço dos gastos das famílias brasileiras.
Nesse grupo, entram as despesas com aluguel ou financiamento de imóvel, condomínio, IPTU, contas de água, luz, gás, empregada/diarista, entre outras.
Anote quanto sai do seu bolso todo mês para esses gastos, anote em um caderno ou crie uma planilha. Se preferir, você pode baixar a nossa planilha de orçamento doméstico que irá lhe auxiliar em todo processo.
Para que não ocorra distorções nos gastos mês a mês, pegue o valor pago de IPTU e divida por 12. Ou seja, se você paga em uma única parcela, dívida esse valor por 12 e lance a cada mês.
Se você opta por pagar o IPTU parcelado em 10 parcelas, some o valor total e divida por 12 e lance mês a mês.
Transportes
Segundo o IBGE, a locomoção, é a segunda principal despesa das famílias brasileiras. Nesse item, entram os gastos com o carro da família, combustível, IPVA, multas de trânsito, seguro, transporte público, taxi e aplicativos como Uber e 99 taxi.
Em relação ao IPVA, você deve contabilizá-lo da mesma forma que fez com o IPTU, dividindo por 12 e colocando o valor como um custo mensal, isso te dará uma melhor dimensão de quanto você gasta com transporte na sua família.
Alimentação
No grupo alimentação, você deve considerar os gastos dentro e fora de casa. Os principais são, supermercado, pedidos de delivery e restaurantes.
O controle do seu custo de vida é fundamental para um bom planejamento financeiro.
Falamos dos três principais grupos, que correspondem a grande parte dos gastos do brasileiro, agora, vamos conhecer os outros grupos.
Gastos Com Comunicação, Saúde e Família
Agora vamos abordar os gastos com Comunicação, Saúde e Família.
Nos últimos anos alguns gastos pessoais como celular, internet, produtos de higiene pessoal e saúde mais que dobraram, você percebeu esse aumento de gastos na sua família?
Comunicação
Segundo o IBGE nos últimos 10 anos, os gastos das famílias brasileiras com comunicação mais que dobrou.
Os gastos com comunicações abrangem itens como internet, celular, assinaturas de plataformas de vídeo (Netflix, Globoplay, etc), plataformas de músicas online (Spotify, Youtube) e TV por assinatura, se é um item em que podemos economizar bastante, veremos como fazer isso na última parte desse artigo.
Saúde
As despesas com saúde também tiveram um aumento significativo nos últimos anos, nesse grupo, incluem-se despesas com planos de saúde, remédios, itens de higiene pessoal, etc.
Então some todos esses gastos na planilha para saber o quanto você gasta nesse item, a boa notícia é que é possível economizar nesse item também!
Família
Agora vamos falar do grupo de despesas Família, aqui somaremos os custos como:
- Mesada para os filhos
- Vestuário
- E gastos fixos com seus dependentes
Não podemos esquecer dos custos com Pets, hoje, muitas famílias tem animais de estimação, mas a maioria esquece de contabilizar as despesas que tem com o seu Pet.
Devemos incluir os gastos com alimentação, remédios, vacinas e veterinário do seu pet, e claro, não esqueça de incluir os custos com os brinquedos do seu animal.
Vamos abordar mais alguns grupos de despesas a partir de agora.
Está gostando do conteúdo?
Agende Uma Reunião no botão abaixo e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos financeiros!
Custos e Taxas De Bancos, Educação, Lazer e Presentes
Outro custo que pode fazer com que seu orçamento fique apertado, são os custos com taxas de bancos, assim como custos com educação, lazer e presentes.
Bancos
Agora, já parou para pensar o quanto você gasta com tarifas bancárias?
Mensalidade de conta corrente, anuidade de cartões de crédito, juros e IOF se você tiver que utilizar o cheque especial.
Educação
O valor que você e/ou sua família gastam com educação, muda muito de acordo com o momento de vida em que você se encontra.
Se tem filhos em idade escolar ou em uma universidade, certamente essa é uma despesa relevante no seu orçamento pessoal.
Nesse grupo temos que incluir, material escolar, livros, mensalidades, cursos online e de especialização, cursos de idiomas, MBA.
Lazer e Presentes
Muitas famílias, acabam gastando mais do que deveriam em lazer e presentes, vamos entender um pouco melhor o que compõem esse grupo.
Aqui deve considerar os gastos com:
- Cinema
- Shows
- Happy hours
- Viagens
- Passeios com a família no shopping
- Praia
- Parques, etc
Já no item presentes, você deve considerar todos os tipos de presentes, aniversários, dia das mães, pais, presentes para os filhos e todos aqueles presentes que damos em datas especiais.
Como Cortar Despesas?
Com todos os seus gastos mensais em mãos, fica muito mais fácil visualizar onde você gasta dinheiro demais ou desnecessariamente. E é possível economizar sem diminuir a qualidade de vida, vamos ver como.
1 – Taxas Bancárias: Comece pelas anuidades e tarifas bancárias, hoje, existem dezenas de bancos que não cobram tarifas, eu gosto de utilizar bancos digitais, como o Nubank, C6 e Inter, que prestam ótimos serviços e não cobram as tarifas cobradas pelos bancos tradicionais.
Se você quiser manter sua conta em um banco que cobre tarifa, é possível negociar para obter desconto, especialmente nas anuidades de cartão de crédito.
2 – Planos De Telefonia: Outra forma de economizar é procurando em outras operadoras um plano de celular mais barato que o seu plano atual. Você conseguirá com facilidade mudar de operadora, economizar e ter um plano com as mesmas vantagens do seu plano atual.
3 – Assinaturas De TV e Streaming: Reveja seu pacote de TV a cabo, essa é uma excelente forma de poupar, já que provavelmente você paga mais caro do que deveria por ele, e hoje em dia, com tantas outras opções de plataformas online de filmes e vídeos, será que vale a pena manter sua TV a cabo?
4 – Alimentação: No supermercado, você pode optar por outras marcas que oferecem o mesmo produto com a mesma qualidade. Pesquise, conheça marcas novas e economize.
5 – Fast-food e Delivery: Diminua a quantidades de vezes que você pede comida em aplicativos, além de ser mais saudável para o corpo, comer em casa é mais saudável para o bolso também.
6 – Planos De Saúde: Outra forma menos conhecida é economizar no seu plano de saúde, e é possível fazer isso através de uma portabilidade, onde você muda o seu plano para outra operadora mantendo a mesma rede hospitalar mas com um preço mais barato. É um processo parecido com a portabilidade de telefonia celular, se você quiser saber mais sobre isso, fale com a nossa equipe no WhatsApp e explicaremos como você pode fazer isso.
No começo, pode parecer difícil fazer alterações no seu cotidiano, mas com força de vontade e determinação você conseguirá montar seu planejamento e realizar pequenas alterações, economizando mais e trilhando o seu caminho para a independência financeira.