Infelizmente, o brasileiro não aprende sobre Educação Financeira, Investimentos e Planejamento Financeiro desde a educação básica. Em muitos países, esse conhecimento já é adquirido na educação formal e em casa.
Sendo assim, contar com a ajuda de um profissional para lhe auxiliar a investir, ou planejar sua vida financeira, reduz riscos e ajuda a traçar estratégias com mais clareza.
Dentre esses profissionais podemos destacar o Assessor de Investimentos, o Consultor de Investimentos e o Planejador Financeiro, neste artigo vamos entender as diferenças entre esses profissionais, e assim você saberá qual é a melhor opção para você.
Qual a Função de um Assessor de Investimentos?
O Assessor de Investimentos, é um profissional que está obrigatoriamente ligado a uma instituição financeira, seja um banco ou uma corretora. E isso é uma grande desvantagem, pois o Assessor de Investimentos possui um claro conflito de interesses, já que oferecerá aos seus clientes, produtos indicados pela instituição para a qual ele trabalha.
Outro conflito existente nessa profissão, é a forma de remuneração, já que o Assessor de Investimentos é remunerado pelo comissionamento gerado pela sua carteira de clientes.
Ou seja, produtos que paguem mais comissionamento para a instituição financeira, consequentemente remunerarão melhor o Assessor de Investimentos, o que desalinha os interesses entre o cliente e profissional.
Vale lembrar, que em geral, quanto maior for a remuneração de um produto financeiro para a instituição financeira, menor tende a ser a rentabilidade que esse produto entregará para o cliente.
Um exemplo claro disso é o COE, trata-se de um produto muito oferecido pelos Assessores de Investimentos, pois gera altíssimas comissões, mas é um dos piores (se não for o pior) produto em termos de rentabilidade para o cliente.
Além disso, o Assessor de Investimentos não pode recomendar produtos aos seus clientes. Pela legislação, atual o Assessor deve apenas dar suporte aos seus cliente na aquisição de produtos financeiros.
Está gostando do conteúdo?
Agende Uma Reunião no botão abaixo e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos financeiros!
O Que Faz um Consultor de Investimentos?
Ao contrário do Assessor de Investimentos, o Consultor atua de forma independente, não está ligado a nenhuma instituição financeira, ou seja, o Consultor de Investimentos pode atender o cliente em qualquer banco ou corretora.
Enquanto o Assessor de Investimentos só pode atender o cliente se o cliente tiver uma conta em determinada corretora, o Consultor pode atender o cliente em várias corretoras e bancos ao mesmo tempo, então se um cliente possui investimentos na XP, Itaú e Bradesco, o Consultor pode aconselhar o cliente nas três instituições simultaneamente.
Além disso, é função do Consultor de Investimentos entender toda a realidade financeira do seu cliente, seu momento de vida, e objetivos futuros e propor as melhores opções disponíveis no mercado de investimentos para o cliente.
Uma diferença fundamental entre os dois profissionais, é que o Consultor de Investimentos pode recomendar ao cliente produtos de qualquer instituição financeira, pensando em um planejamento estratégico, já o Assessor de Investimentos oferece apenas produtos distribuídos pela instituição que possui vínculo.
Qual a Função do Planejador Financeiro?
Já o Planejador Financeiro, busca entender a vida financeira do cliente (ou da família se for o caso), e em muitos casos organizá-la, estabelecendo metas e objetivos. O Planejador ajuda a organizar a casa, auxiliando o cliente no corte despesas desnecessárias, na quitação de dívidas quando elas existem, e criando no cliente uma cultura de investir mensalmente.
O Planejador Financeiro, pode ser classificado como o médico da saúde financeira, ele olhará todos os aspectos financeiros da vida do cliente, incluindo questões sucessórias, seguros e assuntos fiscais.
Qual Profissional Certo Para o Meu Momento De Vida?
– Assessor de Investimentos: Atende a clientes de uma determinada instituição e que querem investir e precisam de suporte básico.
– Consultor de Investimentos: Atende a clientes e famílias, que em geral já possuem uma carteira de investimentos, e querem melhorar sua rentabilidade, ou buscam diversificar a sua carteira com outros tipos de investimentos, como investimentos no exterior por exemplo.
– Planejador Financeiro: Atende a clientes que nem sempre estão nesse momento de vida, muitas vezes são pessoas ou famílias que não possuem um equilíbrio financeiro e buscam no Planejamento Financeiro uma forma de organizar suas finanças e assim poderem começar a investir.
Espero que tenha entendido de forma clara e simples qual a diferença entre assessor, consultor e planejador. Caso tenha ficado alguma dúvida, comente abaixo.