Muitas pessoas têm vontade de investir no exterior, mas nunca conseguiram colocar isso em prática por acharem que é algo complexo, mas vamos mostrar que investir fora do Brasil é mais fácil do que parece.
Realizar investimentos no exterior é uma excelente maneira de diversificar sua carteira de investimentos, dolarizar seu patrimônio e se proteger do risco Brasil.
Por que Investir No Exterior?
Além da diversificação e proteção que já citamos, as economias dos países desenvolvidos (EUA, Europa e Japão) tendem a ser mais estáveis que a economia brasileira, isso diminui o risco dos seus investimentos.
Outra vantagem, lá fora, existe uma infinidade de produtos financeiros e muitas opções de investimentos. Por exemplo, com uma conta nos EUA, você pode investir em títulos de renda fixa e em ações de mais de 80 países com a mesma conta. Você pode inclusive ter ativos que te geram renda em dólar.
Como Abrir Uma Conta Em Uma Instituição Financeira (Banco ou Corretora) Nos Estados Unidos?
Quando se pensa em abrir uma conta nos Estados Unidos, muitas pessoas têm resistência em relação a isso, o motivo principal é a barreira causada pelo idioma, muitos tem receio porque não dominam a língua inglesa e veem isso como um empecilho.
Posso adiantar que isso não é mais desculpa para não investir no exterior, é possível abrir uma conta nos Estados Unidos e ser atendido por brasileiros, em português!
E o processo de abertura de conta também é bem simples, é quase tão simples quanto abrir uma conta em um banco ou corretora aqui no Brasil.
Qual Mínimo Para Se Investir No Exterior?
Os valores mínimos para se investir no exterior variam de instituição para instituição, por exemplo, em bancos e corretoras brasileiras que possuem esse serviço, o valor mínimo para se investir costuma ser elevado, o BTG por exemplo exige um mínimo de 250 mil dólares para que o cliente possa começar a investir.
Uma alternativa para isso, são instituições especializadas nesse tipo de serviço, essas instituições, possuem um valor mínimo necessário para começar a investir bem menor. Para se ter uma ideia, na nossa Consultoria de Investimentos, a instituição que utilizamos nos Estados Unidos permite que o cliente comece a investir com apenas 10 mil dólares, e com atendimento em Português.
Claro que te damos todo o suporte que você precisa e te ajudamos a montar a sua carteira de investimentos no exterior.
Após abrir a conta, o cliente deve enviar o dinheiro do Brasil para o exterior, o que é um processo bastante simples hoje em dia (e claro nós também te auxiliaremos com isso). O envio pode ser feito do seu banco, ou de um banco de câmbio, a vantagem de usar um banco de câmbio é que as taxas para envio (o famoso spread) costuma ser bem menor do que nos bancos comerciais.
Está gostando do conteúdo?
Agende Uma Reunião no botão abaixo e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos financeiros!
Quais Outros Diferenciais De Se Investir No Exterior?
No início do artigo, falamos sobre as principais vantagens de se investir fora do Brasil, vamos detalhar isso melhor agora.
Diversificação e Redução De Risco
No Brasil, a cada 4 anos durante o período eleitoral, vivemos um momento de incerteza e de volatilidade. E dependendo dos rumos políticos que o país tome, essas incertezas tendem a aumentar.
Por exemplo, de 2012 a 2016 a bolsa brasileira chegou a cair mais de 40% nesse período e o dólar pulou de 1,80 para quase 4 reais. Enquanto isso, nos Estados Unidos o índice SP500 (principal índice de ações americano) subiu 90% no mesmo período.
Então para quem já investia no exterior naquela época, além de ter ganho com a valorização dos ativos, também ganhou com a valorização do dólar.
Essa diversificação geográfica, já reduz bastante o risco da carteira do investidor, investir em moedas e países diferentes reduz o risco cambial, político e o risco econômico, uma vez que se o Brasil não estiver indo bem, não quer dizer que países Europeus irão mal também.
Como vimos, dependendo do seu perfil e dos seus objetivos de vida, investir no exterior pode ser uma ótima ideia. Claro que é necessário fazer uma análise mais profunda, e entender em que tipo de ativos no exterior você deve alocar, já que existe uma infinidade de possibilidades.
Caso tenha interesse em investir no exterior, entre em contato com a gente e agende uma reunião.